Dada a palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e soada a trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do Céu. E os mortos em Cristo subirão primeiro. Depois, nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas núvens, para nos encontrarmos com o Senhor nos ares. E assim ficaremos para sempre com o Senhor" 
                                                                       (1 Tessalonicenses 4:16-17).





A palavra-chave em 1 Tessalonicenses 4:17, é a palavra arrebatados, (grego harpazo)


Dic. HARPAZO. Palavra grega com vários significados: agarrar, tirar pela fôrça, reclamar para si próprio com veemência, puxar para fora ou para longe. É usada proverbialmente no sentido de socorrer do perigo de destruição. E é usada tambem relativamente ao poder divino de transportar uma pessoa rápida e maravilhosamente dum lado para outro.A palavra é usada em Mateus 11:12, 13:19; João 6:15, 10:12, 28, 29; Atos 8:39, e 23:10; 2 Coríntios 12:2, 4; 1 Tessalonicenses 4:17; Judas verso 23 e Apocalipse 12:15. O procedimento na exposição grega das Escrituras, quando uma palavra tem mais de um significado, é escolher apenas o signicado que está de harmonia com o contexto.

Veja alguns exemplos de maneiras como a palavra harpazo foi utilizada na Bíblia:

· Puxar para fora (Mateus 13:19).

· Levar pela força (João 6-15).

· Tirar pela força de entre (Atos 23:10).

· Arrebatados (Atos 8:39).

· Levados para cima ( 2 Coríntios 12:2; 1 Tessalonicenses 4:17; Apocalipse 12:5 ).

As expressões levados para cima, ou arrebatados, ocorrem nos versos abaixo, e não deixam dúvidas quanto ao seu significado:

"Depois, quando êles sairam da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, de modo que o eunuco nunca mais o viu." (Actos 8:39)

"Eu conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi levado para cima para o terceiro Céu." (2 Coríntios 12:2 NIV)

"E o Próprio Senhor descerá do Céu... E os mortos em Cristo subirão primeiro. Depois, nós que estamos vivos... seremos arrebatados junto com êles...para nos encontrarmos com o Senhor no ar." (1Tessalonicenses 4:16, 17)

"E ela deu à luz um filho varão, que regerá todas as nações com vara de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus e para o Seu trono." (Apocalipse 12:5)


Escape da ira de Deus

Em Lucas 21, encontra-se uma demonstração bem clara de que o arrebatamento ocorrerá antes do período da tribulação. Esta promessa é nos dada, depois de uma curta revisão dos dias negros da grande tribulação:

"Atentai portanto, e orai sempre, para que possais ser considerados dignos de escapar de todas estas coisas que vão acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem." (Lucas 21:36)

De acordo com W.F. Arndt e F.W. Gingrich, em (Um dicionário grego-inglês do Novo Testamento e de outra literatura cristã antiga, pg. 246 ), a palavra escape (Grego Ekfeugo) conforme usada em Lucas 21:36, significa escapar a tribulações. A natureza cronológica do Apocalipse, mostra claramente a glorificação da igreja antes do início da Grande Tribulação.

Do ponto de vista das circunstâncias terrestres, para os Cristãos o arrebatamento vai ser um escape das tribulações que se vão seguir. O período logo após o Avivamento e imediatamente anterior ao arrebatamento, será um tempo particularmente negro de decepção espiritual, durante o qual os Cristãos evangélicos serão desprezados e ridicularizados. O Avivamento terá passado, a perseguição terá início. Serão chamados profetas da destruição, por avisarem o povo dos iminentes julgamentos do reinado do Anti-Cristo. E serão tambem tidos como rebeldes, por se recusarem a colaborar na unificação ecuménica de todas as fés, sob a bandeira do ecumenismo. Os que se mantiverem sinceros e fiéis até ao fim, o Senhor arrebatá-los-á antes da revelação do Anticristo e do começo do período da tribulação. Esta promessa foi dada à igreja em Tessalónica:

"E agora sabeis o que o detem, de forma a que possa ser revelado na altura própria. Porque o ministério da injustiça já trabalha; mas Aquele que agora o detem, continuará a detê-lo até ser tirado do caminho. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da Sua boca, destruindo-o com o explendor da Sua vinda." (2 Tessalonicenses 2:6-8 NIV)

Adaptado de Johan Malan, Professor da University of the North, na Província de Limpopo, África do Sul, em
www bibleguidance.co.za


FALE CONOSCO

Fale Conosco. Mande suas dúvidas, perguntas,sugestões, etc.

 

Última Atualização - 30/03/2012

Acima          Próxima