Papa dá tratamento de rei a 200 desabrigados em Roma

 
   Mundo > Europa  
................................
15 de junho, 2000 7:56 PM hora de Nova York (2356 GMT)
 

CIDADE DO VATICANO -- O papa João Paulo II acolheu nesta quinta-feira 200 desabrigados de Roma, oferecendo-lhes um grandioso banquete para demonstrar a solidariedade do Vaticano com os pobres.

Entre os desamparados havia não cristãos, gente de fora da Itália e algumas ciganas com seus filhos. Todos tiveram a oportunidade de compartilhar uma refeição com o papa e seus colaboradores em um dos salões da Santa Sé.

Maltrapilhos, os convidados sentaram-se ao redor de 11 mesas, e em cada uma delas havia um cardeal ou um arcebispo.

Oito felizardos sentaram-se à mesma mesa retangular com João Paulo II. Uma senhora idosa, de cabelos desalinhados e rosto enrugado, que comeu ao lado do papa, disse que dormia todas as noites nas ruas.

"Todos eles estão muito emocionados, e alguns nem conseguiram sequer dormir direito na noite anterior", explicou o arcebispo Crezenzio Sepe, secretário do Comitê do Vaticano para o Ano Santo de 2000.

Os desamparados, cuja maioria freqüenta os "sopões" oferecidos em Roma aos indigentes, ou vive pedindo esmolas para poder comer, foram servidos por três garçons em cada mesa, todos eles jovens seminaristas.

Para caracterizar o tratamento luxuoso dado aos convidados especiais, acostumados com pratos e copos de papel, as mesas foram postas com toalhas finas de cor bege, guardanapos de pano, e três taças de cristal para cada pessoa.

Uma banda com 30 músicos e 10 vocalistas abrilhantou o banquete. A ocasião mais parecia uma grande festa em um hotel de luxo.

O cardápio era composto de ravioles recheados de queijo ricota, novilho assado com batatas, queijo mussarela fresco trazido especialmente do sul da Itália, frutas, vinho, champanha e café.

"Vinde a mim, comei de meu pão e bebei do vinho que preparei para vós", disse o papa no início da refeição, citando o velho testamento.

Em um discurso pronunciado no final do banquete, João Paulo II afirmou que a comida representava para ele um dos atos mais importantes dentro da programação para o Ano Santo de 2000.

"Enquanto olho a todos, um a um, penso em todas as pessoas, tanto em Roma como no resto do mundo, que atravessam momentos difíceis em suas vidas", declarou o papa.

Os convidados, que fizeram questão de vestir suas melhores roupas para a ocasião, foram escolhidos por três organizações católicas que colaboram com as casas de abrigo aos desamparados em Roma: San Egídio, Caritas Italiana e as freiras da ordem fundada pela Madre Teresa de Calcutá.

(Com informações da Reuters)

Copyright 2000 Cable News Network, Inc
Uma companhia da Time Warner
Direitos Reservados

(Copyright Associated Press. Todos os direitos reservados)

O docu...............................mento inclui