Gazeta do Povo On-line
Gazeta do Povo On-line  
 
Gazeta do Povo On-lineBate-papo | Fórum | E-mail | Índice | Arquivo |    
Editorias
  Política
  Economia
  Esportes
  Curitiba
  Paraná
  Brasil
  Mundo
  Caderno G
  Colunistas
  Estudantes
  Ciência/Saúde
  Comportamento
  Capa Impressa
  Curtas & Curiosas
   
  Suplementos
  Automóveis
  FUN
  Gazetinha
  Informática
  Turismo
  Direito e Justiça
  Direitos e Deveres
do Consumidor
   
  Serviços
  Assine a Gazeta do Povo
  Anuncie na Gazeta do Povo On-Line
  Classificados
  Comercial
  Receba notícias por e-mail
   
  Ajuda
  Mapa do Site
  Arquivos & Busca
  E-mail
   
  Institucional
  Clube do Assinante
 
 
 
 

Segurança por vídeo na Rua

Rua das Flores Segurança por vídeo no centro já está na fase de testes; cabeamento está pronto

Câmeras serão instaladas esta semana


Raquel Bacarin

Técnicos da Copel e da multinacional Philips já estão trabalhando nos 14 pontos escolhidos na Rua XV de Novembro - nos 700 metros de calçadão da Rua das Flores e Praça Osório - para viabilizar para esta semana o início da instalação das câmeras de vídeo que vão monitorar 24 horas por dia a movimentação de pedestres na região. As obras da central de operações (responsável por comandar o sistema), erguida ao lado dos sanitários públicos da Praça Osório, está na fase de colocação do telhado. Já os equipamentos, importados dos Estados Unidos, estão ainda em fase de testes em laboratório.

Pontos distintos

As câmeras, com giro de 360 graus e movimentos de zoom (aproximação e recuo) de alta precisão, serão colocadas em pontos distintos da Rua das Flores, a partir de uma estratégia prevista pelos engenheiros da Philips e a prefeitura, que objetiva cobrir toda a extensão do calçadão.

O sistema será manipulado por oito funcionários da prefeitura, que vão trabalhar em quatro turnos, dentro da central - em uma área de 70 metros quadrados. Na sala de comando será instalado um monitor de 37 polegadas e outros seis, com 17 polegadas. A proposta é fazer o sequenciamento de imagens (no período de 2 em 2 segundos) nos menores, com a possibilidade de analisar a imagem das 14 câmeras na tela maior, ao mesmo tempo.

Consultas

O material gravado será armazenado durante o período de seis meses servindo para consultas. Todo o sistema de segurança conta com a parceria da Polícia Militar, que ficará responsável pela abordagem das pessoas flagradas em situação suspeita. O custo total para a implantação do sistema chegou a R$ 400 mil.

03/09/2000

(Adaptado).


© 1999-2000 Editora Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

A notícia foi colocada na página principal, para melhor visualização.