CNNemPortugues.com Rainha da Inglaterra concede Ordem do Mérito a cardeal católico  
 

 

25 de maio, 1999  
 Mundo

LONDRES -- A rainha Elizabeth II da Inglaterra decidiu esta terça-feira incorporar o cardeal Basil Hume, principal representante da Igreja Católica para Inglaterra e Gales, à prestigiosa Ordem do Mérito.

Fazer parte dessa instituição honorífica, fundada em 1902 por Eduardo VII, é um privilégio limitado à soberana e a outras 24 pessoas mais, e a nomeação é uma concessão especial da rainha.

Hume, de 76 anos e arcebispo de Westminster, anunciou recentemente que padece um câncer em fase avançada.

Sobre sua nomeação, Hume disse que gostaria de "pensar que é um reconhecimento ao papel desempenhado pelos súditos católicos de sua majestade - leigos, clérigos e bispos - na vida da nação."

A rainha da Inglaterra, chefe temporal da Igreja Anglicana, deu um passo surpreendente em 1995 ao comparecer a um serviço religioso católico celebrado na catedral de Westminster.

A Ordem do Mérito recompensa aquelas pessoas que prestaram um serviço notável nas forças armadas ou que se dintinguiram na ciência, literatura, arte ou promoção da cultura.

Também fazem parte da ordem o príncipe Philip, marido da rainha, a ex-primeira-ministra Margaret Tatcher, o ator John Gielgud e a cantora de ópera Joan Sutherland.

(Com informação da Associated Press)

© Associated Press e CNNemportugues