C N N
     
     
.......................................
29 de agosto, 2001 Às 8:59 AM hora de Brasília (1159 GMT)


Onda gigante poderia destruir o litoral entre Flórida e Brasil, alertam cientistas


LONDRES (CNN) -- As costas atlânticas na Europa, na África e nas Américas estão sob ameaça de ser atingidas por uma onda monstruosa, de proporções hollywoodianas, ou bíblicas, alertaram cientistas, acrescetando que, no pior dos casos, seria destruído o litoral que vai da Flórida, nos EUA, ao norte do Brasil.

Os especialistas temem que um deslizamento de terra maciço, decorrente de uma grande erupção vulcânica nas Ilhas Canárias, possa formar uma gigantesca onda de até 100 metros de altura no Oceano Atlântico. Essa onda devastaria cidades litorâneas nos três continentes.

Os cientistas britânicos e norte-americanos que lançaram o alerta afirmaram que, além da área entre a Flórida e o Brasil, os pontos mais ameçados seriam o oeste do Saara, Portugal e Espanha, França e partes da Grã-Bretanha.

A mega-onda - conhecida como tsunami (onda gigante, em japonês) - poderia ser gerada pelo deslizamento de parte de uma montanha duas vezes maior que a ilha britânica de Man.

Esse deslizamento gigantesco seria conseqüência de uma grande erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias - arquipélago espanhol no oeste da África.

Deslocando-se a uma velocidade de até 750 quilômetros por hora, o tsunami seria uma força incontrolável e o maior jamais registrado na História do planeta.

Pesquisas anteriores feitas pelo dr. Simon Day, da University College London, previram que uma futura erupção de Cumbre Vieja poderia destruir o flanco ocidental da montanha, que se espatifaria no mar.

A energia gerada por tal colapso seria igual ao consumo de eletricidade nos Estados Unidos por seis meses.

Propelido por uma série de ondas , o tsunami que se formaria nesse cenário percorreria 250 quilômetros de distância em apenas 10 minutos, de acordo com a previsão.

Em seguida, viajando à velocidade de um avião a jato, a onda gigante atingiria a Flórida e as ilhas do Caribe em oito ou nove horas.

No Brasil, a região mais ameçada seria o Norte, cujo litoral seria atingido por uma onda de mais de 40 metros de altura.

A onda avançaria ainda até oito quilômetros terra adentro, destruindo tudo pela frente.

(Adaptado)

.
O docu...............................mento inclui
 


© 2001 Cable News Network.
 Direitos Reservados