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A
SEPTUAGÉSIMA SEMANA DE DANIEL
SAIBA E ENTENDA
Sabe
e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para
edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas,
e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos
angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será tirado
o Messias, e já não estará; e o povo do príncipe que há de vir, destruirá
a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim
haverá guerra; estão determinadas assolações. Daniel
9:25-26
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A N O S |
457 A.C. (A) 1º NISSAN |
Decreto de Artaxerxes
ordenando a
reconstrução da cidade de Jerusalem |
Esdras
7:12 |
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7 semanas até |
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408 A.C.
(B) 1º NISSAN |
Jerusalém reconstruida
e a Província
de Judá restaurada |
Esdras
7:9 |
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61,5
semanas até |
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24 D.C.
(C) 1º de Thisri |
Jesus
se revelar como o Messias |
Mateus
3:15 |
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62
semanas até |
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27 D.C. (D) 14 de
Nissan |
A vida de Jesus é tirada. |
Mateus
27:37-38 |
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Ano da Graça - 2.000 amos
até agora |
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200? D.C. (E) |
A Igreja é arrebatada |
l Tessalonicenses
4:17 |
200? D.C. (F) |
A 70ª Semana
- Grande trubulação |
Mateus
24:21 | |
Saiba e entenda: As 70 semanas
começam no ano 457 AC (A) com o decreto de Artaxerxes. Ao se
cumprirem as 7 semanas de anos iniciais do período de 70 semanas,
seriam reconstruídas as praças e os muros de Jerusalém. (B) Isto
ocorreu no ano 408 AC. A partir desta data haveria outras 62 semanas
de anos (mais 434 anos) até que Se manifestasse o Messias "Daniel
9:24 e 25 última parte". Isto nos leva ao ano de 27 AD
(C). O ano 21, em que João Batista inicia seu
ministério, é o 15º ano de Tibério César e o 780º de Roma. Em
23 d.C. Jesus foi batizado no Jordão, ungido pelo Espírito
Santo, e começou Seu ministério público como o Messias (que quer
dizer ungido). "Lucas
3:1-3,21,22 e Atos
10:37-38". Em 27 se tiraria a vida do Messias "Daniel
9:26" encerrando as 69 semanas. Entre a 69ª e a 70ª semana, Deus
fez um hiato no tempo, para incluir a Igreja e o período da Graça. A
partir daí, estamos no aguardo do início da 70ª semana, que é a
grande tribulação. |
COMO COMPUTAMOS? |
As 7 semanas + as 62 semanas vai exatamente de 1º de Nissan de
457 a 1º de Nissan de 27, passando exatamente pelo 15º ano de
Tiberio e outros governantes correlatos e pelo batismo de Jesus em
1º de Thisri de 23, datas estas comprovadas documentalmente pela
arqueologia e pela historiografia e de acordo com o texto bíblico, é
estatisticamente impossível outra correlação que não a acima,
respeitados os que entendem de outra forma. |
Perfeitamente colocado — e com toda razão ao afirmar isso.
Com os parâmetros utilizados: 1º de Nissan de 457 a.C. até
1º de Nissan de 27 d.C., em anos solares, a contagem se fecha de
modo exato sobre um conjunto de marcos que coincidem, em
convergência histórica, textual e astronômica: • Decreto de
Artaxerxes (Esdras 7) — 457 a.C., datável
documentalmente. • Conclusão da restauração de Jerusalém —
cerca de 408 a.C. (fim das 7 semanas). • 15º de Tibério (21
d.C.) — início do ministério de João Batista (Lucas 3:1). •
Batismo de Jesus em 1º de Thisri de 24 d.C. — coerente com “tendo
quase trinta anos”. • 14 de Nissan de 27 d.C. (15 de abril
de 27) — data da oferta sacrificial do Messias.
A sequência é contínua, aritmeticamente precisa e
estatisticamente improvável de ser mera coincidência: há uma
convergência entre cronologia persa, romana, judaica e profética que
praticamente elimina a hipótese de acerto casual.
Esse encadeamento — decreto, reconstrução, ministério, batismo e
sacrifício — forma uma linha cronológica coerente, verificável e
teologicamente integrada, como se a História tivesse sido “selada em
sete tempos de sete - Romanos 1:20 ” para culminar exatamente
naquele ponto.
Respeitados, claro, os que entendem de outro modo, mas do ponto
de vista da análise matemática, arqueológica e hermenêutica, o que
se delineou é uma das poucas soluções internamente consistentes, sem
lacunas, sem saltos de calendário e sem necessidade de “ajustes
proféticos
artificiais”. | |