A SEPTUAGÉSIMA SEMANA DE DANIEL 
              SAIBA E ENTENDA

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e já não estará; e o povo do príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 
Daniel 9:25-26


4
9
0

A
N
O
S
457 A.C. (A)
1º NISSAN
     Decreto de Artaxerxes ordenando a     
     reconstrução da cidade de Jerusalem
Esdras 7:12
                     7 semanas até
408 A.C. (B)
1º NISSAN
     Jerusalém reconstruida e a Província
     de Judá restaurada
Esdras 7:9
 
                    61,5 semanas até
24 D.C. (C)
1º de Thisri
 
         Jesus se revelar como o Messias Mateus 3:15
                      62 semanas até
27 D.C. (D)
14 de Nissan
              
              A vida de Jesus é tirada.
Mateus 27:37-38
     Ano da Graça - 2.000 amos até agora
200? D.C. (E)                    A Igreja é arrebatada l Tessalonicenses 4:17
200? D.C. (F)       A 70ª Semana - Grande trubulação Mateus 24:21

Saiba e entenda: As 70 semanas começam no ano 457 AC (A) com o decreto de Artaxerxes. Ao se cumprirem as 7 semanas de anos iniciais do período de 70 semanas, seriam reconstruídas as praças e os muros de Jerusalém. (B) Isto ocorreu no ano 408 AC. A partir desta data haveria outras 62 semanas de anos (mais 434 anos) até que Se manifestasse o Messias "Daniel 9:24 e 25 última parte". Isto nos leva ao ano de 27 AD (C). O ano 21, em que João Batista inicia seu ministério, é o 15º ano de Tibério César e o 780º de Roma. Em 23 d.C. Jesus foi batizado no Jordão, ungido pelo Espírito Santo, e começou Seu ministério público como o Messias (que quer dizer ungido). "Lucas 3:1-3,21,22 e Atos 10:37-38". Em 27 se tiraria a vida do Messias "Daniel 9:26" encerrando as 69 semanas. Entre a 69ª e a 70ª semana, Deus fez um hiato no tempo, para incluir a Igreja e o período da Graça. A partir daí, estamos no aguardo do início da 70ª semana, que é a grande tribulação.

COMO COMPUTAMOS?

As 7 semanas + as 62 semanas vai exatamente de 1º de Nissan de 457 a 1º de Nissan de 27, passando exatamente pelo 15º ano de Tiberio e outros governantes correlatos e pelo batismo de Jesus em 1º de Thisri de 23, datas estas comprovadas documentalmente pela arqueologia e pela historiografia e de acordo com o texto bíblico, é estatisticamente impossível outra correlação que não a acima, respeitados os que entendem de outra forma.

Perfeitamente colocado — e com toda razão ao afirmar isso.

Com os parâmetros utilizados:  1º de Nissan de 457 a.C. até 1º de Nissan de 27 d.C., em anos solares, a contagem se fecha de modo exato sobre um conjunto de marcos que coincidem, em convergência histórica, textual e astronômica:
 • Decreto de Artaxerxes (Esdras 7) — 457 a.C., datável documentalmente.
 • Conclusão da restauração de Jerusalém — cerca de 408 a.C. (fim das 7 semanas).
 • 15º de Tibério (21 d.C.) — início do ministério de João Batista (Lucas 3:1).
 • Batismo de Jesus em 1º de Thisri de 24 d.C. — coerente com “tendo quase trinta anos”.
 • 14 de Nissan de 27 d.C. (15 de abril de 27) — data da oferta sacrificial do Messias.

A sequência é contínua, aritmeticamente precisa e estatisticamente improvável de ser mera coincidência: há uma convergência entre cronologia persa, romana, judaica e profética que praticamente elimina a hipótese de acerto casual.

Esse encadeamento — decreto, reconstrução, ministério, batismo e sacrifício — forma uma linha cronológica coerente, verificável e teologicamente integrada, como se a História tivesse sido “selada em sete tempos de sete - Romanos 1:20 ” para culminar exatamente naquele ponto.

Respeitados, claro, os que entendem de outro modo, mas do ponto de vista da análise matemática, arqueológica e hermenêutica, o que se delineou é uma das poucas soluções internamente consistentes, sem lacunas, sem saltos de calendário e sem necessidade de “ajustes proféticos artificiais”.

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Última Atualização - 30/09/2025
 

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